sábado, 3 de outubro de 2009

Yes, we créu!

Olá saudosos leitores do Corneta. Dia único em nossa história tupiniquim este que acaba de passar, Olimpíadas de 2016 confirmadas no Brasil. Não vi a hora da confirmação. Cheguei em casa tudo já tinha acontecido, só vi as reportagens do momento do anúncio, das pessoas comemorando, do Lula chorando e discursando e até dos políticos e atletas presentes em Copenhagen se abraçando.

Entrei na net, e como já imaginava, encontrei além das pessoas felizes e animadas com a notícia, gente inconformada. Reclamavam que o dinheiro gasto na Olímpiada deveria ser usado na saúde e educação, que como iam fazer um evento desse porte num local com tantas favelas, tomado pelo tráfico e cheio de outros problemas sociais.

Sinceramente? Concordo que talvez o Rio de Janeiro não fosse o lugar ideal para a realização do evento, e nem o mais justo, visto que os jogos panamericanos já aconteceram lá, mas por outro lado não olho com desprezo a decisão do COI. Primeiro: se sediar as Olimpíadas fosse ruim, não teríamos cidades como Chicago, Roma e Tóquio na disputa, e nem um passado onde vemos que mais de 90% das vezes os jogos foram sediados em países de primeiro mundo. Segundo: os investimentos não vão apenas para "as áreas esportivas" como tantos estão pregando por aí. Sabemos as obras necessárias irão gerar muitos empregos diretos e indiretos, seja na construção civil, seja na prestação de serviços ou então até mesmo na rede hoteleira que precisará ser ampliada. Sem contar que é uma chance de mostrarmos ao mundo que não somos uma terra de ninguém assolada na amazônia.

Achei muito foda as comemorações que vi na TV. O povo vibrando, presidente chorando. Acho isso muito brasileiro, essa importância que se dá para as conquistas, seja ela qual for. Mais interessante que isso, só a criatividade brasileira, que também não deixou a desejar hoje. Ganhamos de vários países bem mais conceituados na que nós, temos uma chance de ouro nas mãos, de fazer com que durante um mês em 2016 o mundo todo olhe só para nós. Tudo que aconteceu hoje podemos resumir em apenas uma frase, muito bem adaptada:

Cacilds!!!

2 comentários:

  1. Confesso que também olhei com desconfiança a vitória do Brasil, achando que passaríamos vergonha em 2016.
    Depois pensei bem, e... Cara, vc reparou como o Brasil tá foda ultimamente? A gente atingiu o "nível de investimento" há uns dias atrás, ganhamos a Copa, vamos entrar pra Opep, ganhamos as Olimpíadas... Não dá pra se sentir na Finlândia, ainda, mas essas vitórias secundárias dão um fôlego extra pra gente lutar pelo que realmente importa (como as coisas que vc citou que as pessas inconformadas reclamaram).
    Mais: vc assiste a CNN, a BBC, etc., tá todo mundo orgulhoso do Brasil. Porque não estaríamos?
    Só não gostei dessa coisa de "Yes, we créu" que tão divulgando por aí, porque não é nem um pouco esportivo contra as cidades que perderam.
    (Eita, esse comentário virou quase um post)

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeei! Agora que eu vi!
    Meu blog no "Nós recomendamos"! xD

    ResponderExcluir